A lesão do menisco do joelho é uma das lesões mais comuns no corpo humano e é tratamento por muitas vezes realizado com cirurgia, sendo o procedimento ortopédico mais realizado no mundo. No passado se realizava a retirada do menisco total ou parcial, hoje o tratamento visa em preservar a maior parte do menisco com cirurgias cada vez menos invasivas.

O menisco é uma estrutura fibrocartilaginosa composta por água (70%) e matriz orgânica (30%), está entre o fêmur e a tíbia, com formato de “C” ocupando 2/3 da articulação. O menisco serve para absorver carga e dar estabilidade ao joelho.

As lesões ocorrem quando há uma força aumentada causando pressão e rotação com o joelho dobrando, gerando esmagamento do menisco entre o fêmur e a tíbia.

O paciente relata dor súbita, edema, dificuldade de esticar e dobrar a perna. O diagnostica é feito pelo exame físico onde pode haver dor a palpação e rotação da perna, observa edema importante nos primeiros dias pós-lesão.

O tratamento vai conforme o tamanho da lesão e o tipo de paciente. Em atletas geralmente cirúrgicos, pacientes acima de 40 anos, 6% apresentam lesões que devem ser operadas, realizando tratamento conservador com fisioterapia e fortalecimento.

Dr. Henrique é Ortopedista especialista em cirurgia em joelho e ênfase em lesões do esporte.

Marque sua consulta e tire suas dúvidas!

Vamos cuidar de você!